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quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Natal, a estoria do menininho - Rubem Alves

Art by *Vincent van Gogh*





Minhas netas: o Natal está chegando. Todo mundo fica agitado, é preciso comprar presentes no cartão de crédito, fazer dívidas a serem pagas no outro ano, preparar comilanças... Mas, afinal de contas, por que tanto agito? Eu acho que a maioria se agita sem saber porque. E, se soubessem, não se agitariam... Pois eu vou dizer o que penso do por que do Natal. O Natal é o dia em que se para tudo a fim de se contar e a fim de se ouvir uma estória, a mais bela e a mais simples jamais contada. Todo esse agito por causa de uma estória? É. 

Vocês, que gostam do Harry Potter, fiquem sabendo: a estória do Natal é uma estória do mundo dos mágicos, dos bruxos, das fadas, das varinhas de condão, dos encantamentos. As estórias têm poderes mágicos. Vocês já notaram que, quando a gente ouve uma estória que nos comove, ela entra dentro da gente, faz a gente rir, faz a gente chorar, faz a gente amar, faz a gente ficar com raiva? As estórias dos mundos dos mágicos saltam das páginas dos livros onde estão escritas, entram dentro da gente e se alojam no coração. 

Quando isso acontece a estória fica viva, toma conta do nosso corpo e da nossa alma, e nós passamos a ser parte dela. Pois a estória do Natal faz isso com a gente. Quando vai chegando o Natal eu fico com saudade das músicas antigas de Natal (tem de ser das antigas; as modernas não servem) e começo a folhear meus livros de arte, onde estão as pinturas do presépio. É muito simples: um menininho que nasceu em meio aos bois, vacas, ovelhas, cavalos, jumentos... Era menininho pobre. 

Mas diz a estória que quando ele nasceu aconteceu uma mágica com o mundo: tudo ficou diferente: as árvores se cobriram de vaga-lumes, as estrelas brilharam com um brilho mais forte, e até uns reis deixaram os seus palácios e foram ver o nenezinho. A visão do menininho os transformou: eles largaram suas coroas, jóias e mantos de veludo junto com os bichos, na estrebaria. Quem vê o menininho fica curado de perturbação. Perturbados são os adultos que, ao falar sobre Deus, imaginam um ser muito grande, muito poderoso, muito terrível, ameaçador, sempre a vigiar o que fazemos para castigar. 

Pois o Natal diz que isso é mentira. Porque Deus é uma criancinha. Ele está muito mais próximo de vocês do que dos adultos. E foi essa mesma criancinha que, depois de crescida, disse que para estar com Deus bastava voltar a ser criança. Se os adultos, antes de comprar presentes e preparar ceias, se lembrassem da estória, eles ficariam curados da sua doidice. Na noite do Natal que se aproxima, antes de abrir os presentes, antes de começar a comedoria, peça ao seu pai ou à sua mãe: “Por favor, conte a estória do menininho...“ E, se eles não souberem contar, peça que eles leiam esse poema sobre o Menino Jesus escrito por um poeta que queria ser menino, por nome de Alberto Caeiro.

Num meio-dia de fim de primavera
Tive um sonho como uma fotografia.
Vi Jesus Cristo descer à terra.
Veio pela encosta de um monte
Tornado outra vez menino,
A correr e a rolar-se pela erva
E a arrancar flores para as deitar fora
E a rir de modo a ouvir-se de longe.

Tinha fugido do céu.
Era nosso demais para fingir
De segunda pessoa da Trindade.
No céu era tudo falso, tudo em desacordo
Com flores e árvores e pedras.

Um dia que Deus estava a dormir
E o Espírito Santo andava a voar,
Ele fugiu para o sol
E desceu pelo primeiro raio que apanhou.

Hoje vive na minha aldeia comigo.
É uma criança bonita de riso e natural.
Limpa o nariz ao braço direito,
Chapinha nas poças de água,
Colhe as flores e gosta delas e esquece-as.
Atira pedras aos burros,
Rouba a fruta dos pomares
E foge a chorar e a gritar dos cães.
E, porque sabe que elas não gostam
E que toda a gente acha graça,
Corre atrás das raparigas
Que vão em ranchos pelas estradas
Com as bilhas às cabeças
E levanta-lhes as saias.

A mim ensinou-me tudo.
Ensinou-me a olhar para as cousas.
Aponta-me todas as cousas que há nas flores.
Mostra-me como as pedras são engraçadas
Quando a gente as tem na mão
E olha devagar para elas.

Ele mora comigo na minha casa a meio do outeiro.
Ele é a Eterna Criança, o deus que faltava.
Ele é o humano que é natural,
Ele é o divino que sorri e que brinca.
E por isso é que eu sei com toda a certeza
Que ele é o Menino Jesus verdadeiro.

E a criança tão humana que é divina
É esta minha quotidiana vida de poeta,
E é porque ele anda sempre comigo que eu sou poeta sempre,
E que o meu mínimo olhar
Me enche de sensação,
E o mais pequeno som, seja do que for,
Parece falar comigo.

A Criança Nova que habita onde vivo
Dá-me uma mão a mim
E a outra a tudo que existe
E assim vamos os três pelo caminho que houver.
Saltando e cantando e rindo
E gozando o nosso segredo comum
Que é o de saber por toda a parte
Que não há mistério no mundo
E que tudo vale a pena.

A Criança Eterna acompanha-me sempre.
A direção do meu olhar é o seu dedo apontando.
O meu ouvido atento alegremente a todos os sons
São as cócegas que ele me faz, brincando, nas orelhas.

Damo-nos tão bem um com o outro
Na companhia de tudo
Que nunca pensamos um no outro.
Mas vivemos juntos e dois
Com um acordo íntimo
Como a mão direita e a esquerda.

Ao anoitecer brincamos as cinco pedrinhas
No degrau da porta de casa,
Graves como convém a um deus e a um poeta.
E como se cada pedra
Fosse todo um universo
E fosse por isso um grande perigo para ela
Deixá-la cair no chão.

Depois eu conto-lhe histórias das cousas só dos homens
E ele sorri, porque tudo é incrível.
Ri dos reis e dos que não são reis,
E tem pena de ouvir falar das guerras,
E dos comércios, e dos navios
Que ficam fumo no ar dos altos-mares.
Porque ele sabe que tudo isso falta àquela verdade
Que uma flor tem ao florescer
E que anda com a luz do sol
A variar os montes e os vales.
E a fazer doer aos olhos os muros caiados.

Depois ele adormece e eu deito-o.
Levo-o ao colo para dentro de casa
E deito-o, despindo-o lentamente
E como seguindo um ritual muito limpo
E todo materno até ele estar nu.

Ele dorme dentro da minha alma
E às vezes acorda de noite
E brinca com os meus sonhos.
Vira uns de pernas para o ar,
Põe uns em cima dos outros
E bate as palmas sozinho
Sorrindo para o meu sono.

Quando eu morrer, filhinho,
Seja eu a criança, o mais pequeno.
Pega-me tu ao colo
E leva-me para dentro da tua casa.
Despe o meu ser cansado e humano
E deita-me na tua cama.
E conta-me histórias, caso eu acorde,
Para eu tornar a adormecer.
E dá-me sonhos teus para eu brincar
Até que nasça qualquer dia
Que tu sabes qual é.

Esta é a história do meu Menino Jesus.
Por que razão que se perceba
Não há de ser ela mais verdadeira
Que tudo quanto os filósofos pensam
E tudo quanto as religiões ensinam?

*Rubem Alves*

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Saber sofrer...


Art by *Tomasz Alen Kopera*





Saber sofrer é uma lição difícil de aprender.
Se o terrível nos golpeia e não sofremos, algo está errado.

Tenho inveja das plantas e dos animais. Parecem-me tão tranquilos, possuidores de uma sabedoria que nós não temos. Como se desfrutassem da felicidade do Paraíso. Sofrem, pois não existe vida sem sofrimento. Mas sofrem sempre como se deve, quando o sofrimento vem, na hora certa, e não por antecipação. Saber sofrer é uma lição difícil de aprender.
Se terrível golpe nos golpeia e não sofremos, algo está errado. Pois como não chorar, se o destino nos faz sangrar?

Se não choramos é porque o coração está doente, perdeu a capacidade de sentir. Mas sofrer fora de hora é doença também, permitir-se ser cortado por golpes que ainda não aconteceram e que só existem como fantasmas da imaginação.

Os animais sabem sofrer.

Nós não.

Somos prisioneiros da ansiedade.

Pois ansiedade é isto: sofrer fora de hora, por um golpe que, por enquanto, só existe no futuro que imaginamos.


*Rubem Alves*

domingo, 15 de dezembro de 2019

Os trinta e três nomes de Deus

By *Justyna Kopania* 



 Os trinta e três nomes de Deus


De vez em quando perguntam-me se acredito em Deus. Mas é claro. Acredito mais que a maioria das pessoas. Tenho até trinta e três nomes para ele. Esses nomes foi a Margueritte Yourcenar que me contou. Ela foi uma escritora maravilhosa, autora do livro Memórias de Adriano, quem lê nunca mais esquece, quer ler de novo. Pois esses são os trinta e três nomes de Deus que ela me ensinou.

É só falar o nome, ver na imaginação o que o nome diz, para que a alma se encha de uma alegria que só pode ser um pedaço de Deus… Mas é preciso ler bem devagarinho…

1.Mar da manhã.
2.Barulho da fonte nos rochedos sobre as paredes de pedra.
3.Vento do mar de noite, numa ilha…
4.Abelha.
 5.Vôo triangular dos cisnes.
6. Cordeirinho recém-nascido….
7.Mugido doce da vaca, mugido selvagem do touro.
8.Mugido paciente do boi.
9. Fogo vermelho no fogão.
10.Capim.
11.Perfume do capim.
12.Passarinho no céu.
13.Terra boa…
14.Garça que esperou toda a noite, meio gelada, e que vai matar sua fome no nascer do sol.
15. Peixinho que agoniza no papo da garça.
16. Mão que entra em contato com as coisas.
17.A pele, toda a superfície do corpo
18. O olhar e tudo o que ele olha.
19.As nove portas da percepção.
20.O torso humano.
21.O som de uma viola e de uma flauta indígena.
22.Um gole de uma bebida fria ou quente.
23.Pão.
24.As flores que saem da terra na primavera.
 25.Sono na cama.
26. Um cego que canta e uma criança enferma.
27. Cavalo correndo livre.
28.A cadela e os cãezinhos.
 29.Sol nascente sobre um lago gelado.
30.O relâmpago silencioso.
31. O trovão que estronda.
 32.O silêncio entre dois amigos.
33.A voz que vem do leste, entra pela orelha direita e ensina uma canção…”

Agradeço ao Carlos Brandão por haver me apresentado os trinta e três nomes de Deus da Margueritte. Não é preciso que sejam os seus. Faça a sua própria lista. Eu incluiria: 

Ouvir a sonata Apassionata de Beethoven. 
Sapos coaxando no charco. 
O canto do sabiá.
 Banho de cachoeira. 
A tela “Mulher lendo uma carta”, de Vermeer.
 O sorriso de uma criança. 
O sorriso de um velho.
 Balançar num balanço tocando com o pé as folhas da árvore…
 Morder uma jabuticaba…

Todas essas coisas são os pedaços de Deus que conheço…

Sim, acredito muito em Deus.
*Rubem Alves*

domingo, 12 de abril de 2015

O Outono - Rubem Alves - O agora - Rose Colaneri

Art by Hopare



O agora...

Quem pensa que tem todo o tempo do mundo vive maya intensamente. Nada esta em nossas mãos, nem o tempo nem a vida...
Nada espera por nós, não ha garantias de nada, nem da  primavera, nem do outono, nem do momento certo para fazer aquilo que deve ser feito. 

Nada nos espera!

Carpe Diem!

Hoje!

Agora!

Se preciso for reajuste suas velas. Em qualquer estacão da vida há muitos recomeços. Tente, tente mais uma vez. Nem todos os mares são bravos, nem todos os ventos são fortes demais...Se está no outono da vida viva a calmaria do crepúsculo  que só os sensíveis sabem aproveitar!  Só os sensíveis...

Seja forte, serena(o). Mantenha a esperança. Nunca  pise em ninguém, não magoe pessoas, não machuque corações,   não engane   e
não permita que te enganem, que te roubem o brilho do olhar...

Não permita que suas marcas na vida alheia sejam de dor, desamor...
Conserte seus erros hoje pois  pode não haver mais tempo.
As pessoas com quem errou podem não estar mais vivas!

O tempo não conserta tudo, pelo contrário...ele piora tudo!

Viva como se não houvesse amanhã, pois pode não haver mesmo.
Reconheça a fragilidade da vida e do momento...bolhas de sabão...

Não perca seu tempo com coisas e pessoas que não  fazem  vc sorrir.

A lei da vida  é: colhemos o que  plantamos!
Valorize seus sentimentos, voe alto, mas saiba aterrizar com firmeza.

Não permaneça em relações sem amor,  é a maior hipocrisia que existe.
Cultive relações verdadeiras, não se engane com mundo virtual onde todos são felizes e poderosos.
Olhos nos olhos é muito importante - Saiba ver a honestidade e a verdade neles.

Se não querem estar ao seu lado espontaneamente, se te ignoram ou te abandonam...não te amam, isso é sempre certo!
Quem ama sempre, sempre estará ao teu lado, mesmo que esteja com problemas também.

Não alimente relacionamentos com pessoas egoístas, elas sempre nos machucam...
Os egoístas acabam suas vidas  sozinhos, nunca seja um!

Não alimente qualquer tipo de preconceito, isso corrompe sua alma.
Jamais abandone a racionalidade, muito menos as emoções do coração.
Cuide de seus sentimentos... cuide para não ferir o coração de ninguém.

O mundo dá voltas...
E pode não haver tempo para consertar algumas falhas.
O peso disso atrasa sua vida!
Pode não haver tempo para viver momentos únicos com pessoas únicas...

Ame  e faça o que tem que ser feito como se não houvesse amanhã...

Porque não há...não há!

Carpe Diem!

Rose Colaneri


Do meu, para sempre amado, Rubem Alves...


O Outono


Foi-se, finalmente, o verão, não sem antes, fazer algumas grosserias e malcriações: trovejou, relampejou, choveu, inundou. Não queria ir embora. Compreendo. Queria ficar para ver e namorar o outono, que é muito mais bonito que ele. Verão, quarentão: recusava-se a aceitar os sinais da passagem do tempo. Não queria dizer adeus. Gostaria de ficar. A vida é tão boa! Mas o tempo é implacável. O Sol disse que a hora do seu adeus havia chegado. Foi se inclinando no céu, suas viagens cada vez mais curtas, as noites mais longas, o crepúsculo chegando mais cedo, as manhãs chegando mais tarde. O vento antes convidava a que se tirasse a camisa. Agora ele causa arrepios e chama os agasalhos das gavetas onde dormiam. O céu fica mais azul. Deve ter sido numa tarde de outono que os Beatles compuseram aquela balada que canta:

"...because the Sky is blue it makes me cry...” 

E o verde das plantas fica mais verde. O Verão é inquieto. Tudo nele convida a sair e a agir. O Outono é tranqüilo, introspectivo, convida ao recolhimento e à meditação. É um convite ao pensamento.

Gosto especialmente das suas tardes. O verão é a estação do meio-dia. O outono vive mais ao sol que se põe. E como são belos os dois, O Outono e as tardes. Há uma pitada de tristeza misturada no ar. “O que é bonito enche os olhos de lágrimas”, diz a Adélia. Os dois se parecem porque os dois estão cheios de adeus.

A tarde

... é este ssossego do céu
com suas nuvens paralelas
e uma última cor penetrando nas árvores
até os pássaros.
É esta curva dos pombos, rente aos telhados,
este cantar de galos e rolas, muito longe;
e, mais longe, o abrolhar de estrelas brancas,
ainda sem luz...

Na cidade onde eu vivi, no interior de Minas, ao crepúsculo se tocava a Ave Maria, e era como se toda a natureza parasse e rezasse. Eu gostava de ficar olhando para as árvores: havia uma imobilidade absoluta no ar. Nem um único tremor perturbava a tranquilidade pensativa das folhas. E as nuvens ao poente se coloriam de verde claro, passando pelos, amarelos, laranjas, e vermelhos, até o roxo, que se preparava para desaparecer na escuridão. Tudo belo. Tudo triste. E pensamos pensamentos diferentes daqueles de durante o dia. 

Para Wordsworth,
as nuvens que se ajuntam ao redor do sol que se põe
ganham seu colorido triste
de olhos que têm atentamente
observado a mortalidade dos homens
.

O crepúsculo e o Outono nos fazem retornar à nossa verdade. Dizem o que somos. Metaforas de nós mesmos, eles nos fazem lembrar que somos seres crepusculares, outonais. Também somos belos e tristes... Como o Verão quarentão também nós não queremos partir... 

Paul Bouget nos diz:

Quando, ao sol que se põe, os rios ficam cor de rosa
e um leve tremor percorre os campos de trigo,
parece das coisas surgir uma suplica de felicidade
que sobe até o coração perturbado.
Uma súplica de degustar o encanto de se estar no mundo
enquanto se é jovem e a noite é bela.
Pois nós vamos,
como se vai esta onda:
Ela, para o mar,
nós para a sepultura.


Quem quer que pare para ouvir as vozes do Outono e da tarde perceberá que, dentro da sua beleza, nos falam a nossa vida e a nossa morte. Nada de mórbido. Só podem viver bem aqueles que aprendem a sabedoria que a morte ensina.
Foi assim que o professor de literatura, no filme A sociedade dos poetas mortos, iniciou o aprendizado dos seus alunos. Vocês se lembram?

 Levou-os até uma fotografia onde se encontravam, imobilizadas sobre o papel, pessoas. Agora todas estavam mortas. 

Também nós, um dia. 

A lição da poesia é que é preciso contemplar o crepúsculo no horizonte para se sentir a beleza incomparável do momento... Cada momento é único. Não há tempo para brincadeiras. Carpe diem: colha o dia, como algo que nunca mais se repetirá, como quem colhe o crepúsculo, “antes que se quebre a corrente de prata, e se despedace a taça de ouro...” Beba cada momento até as últimas gotas. É preciso olhar para o Abismo face a face, para se compreender que o Outono já chegou e que a tarde já começou. Cada momento é crepuscular. Cada momento é outonal. Sua beleza anuncia seu iminente mergulho no horizonte.

Quando o sol está a pino estas ideias não nos perturbam. Tudo parece estar bem. Há muito tempo ainda. As rotinas do trabalho ocultam a nossa verdade. Mas elas não podem impedir nem que a tarde chegue, com suas cores de adeus, e nem que o outono chegue, anunciando a proximidade do Inverno. E eles nos forçam a ter pensamentos diferentes, pensamentos de solidão. São mestres silenciosos. Se prestarmos atenção e ouvirmos o que nos dizem, ficaremos sábios. Porque sabedoria é isto: contemplar o abismo, sem ser destruído por ele. Nas palavras de Rilke, “conter a morte inteira, docemente, sem nos tornar amargos”.

 *Rubem Alves*


 Porque sabedoria é isto: 
contemplar o abismo, sem ser 
destruído por ele...

 “conter a morte inteira, docemente, sem nos tornar amargos".

Namaste!

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Lakmé - Ópera Imaginaire de Léo Delibes




Lakmé 




 Ópera em 3 atos de  Léo Delibes (1836-1891), que teve sua estréia em 14 de abril de 1883, em Paris

A historia se passa na Índia durante um período de domínio dos ingleses. Os personagens principais são : Lakmé, filha de um importante sacerdote brâmane - Nilakantha, e seus fiéis criados Mallika e Hadji, os soldados Frederik e Gerard, além de Ellen filha do governador, amiga de Gerard e Rose, amiga de Ellen .

Primeiro ato:  o cenário é um belo jardim, repleto de magnificas flores de cores e formas exuberantes, de perfumes suaves, belezas dignas do paraiso,  onde os fiéis de Brahma, deus hindu, liderados por Nilakantha, se reúnem para seus cultos de forma secreta, pois eram proibidos de suas práticas espirituais livres pelos britânicos. Lakmé com sua doce voz, entoa uma oração ao final do culto aos deuses Durga, Shiva e Ganesh e seu pai Nilakantha parte para a cidade afim de cuidar dos preparativos de uma grande festa que acontecerá no dia seguinte. Lakmé permanece no jardim cuidando amorosamente das flores com sua criada que lhe prepara  um banho...e nesse momento cantam o famoso Dueto das Flores (vídeo anexo ao texto),  depois pegam um barco e vão rio acima.

As práticas espirituais dos hindus com toda sua "magia" causavam muita curiosidade aos soldados ingleses e eles invadem o jardim para tentar saber o que havia ali e o que faziam .  Frederik os adverte para não tocarem nas flores pois sabia que algumas delas eram venenosas e aconselha a todos serem muito prudentes, pois vivia ali, isolada do mundo,  uma sacerdotisa sagrada considerada quase uma deusa . Quando se preparam para ir embora, uma das moças percebe deixadas  num banco, um amontoado de belas joias. Isso atrai muito a curiosidade de Gerard que avisa aos outros que  não irá com eles, e que vai ficar no local com o intuito de desenhar as tais joias. Ao admira-las, Gerard imagina como seria a mulher que as deixara ali, tão displicentemente, e nesse momento ouve barulho de pessoas chegando e esconde-se.

Chegam Lakmé e Mallika do banho no rio, e a sacerdotisa percebe a presença do soldado, se assusta, mas nada diz aos criados e pede para que eles saiam e tragam de volta seu pai, que esta na cidade. Enquanto isso, ela se aproxima de Gerard, seus olhos brilham ao encontrar os dele, um encantamento imediato acontece...mas ela sabe que ele não pode estar ali  no local sagrado e proibido para ele, e avisa que ele deve ir embora,  e que jamais deve dizer a quem quer que seja que a tinha visto, pois assim sua vida correria perigo. Mas Gerard fica  perdidamente apaixonado por ela e lhe confessa  seu amor. Nesse instante, o clima romântico é quebrado ao ouvirem  passos, era seu pai chegando, Lakmé aflita, pede que ele saia imediatamente, mas mesmo assim seu pai percebe que o local sagrado havia sido violado e furioso, promete matar  o estrangeiro que o havia feito. Nilakanthaera um homem bom mas  possuía muito ódio dos ingleses por oprimirem tanto seu povo.

Segundo ato Na praça da cidade, perto do local sagrado está sendo preparada uma grande festa. No local se concentram muitas pessoas pois ali está o mercado do povo. Chegam o soldado Gerard e Ellen agora sua noiva...logo em seguida Frederik aparece e avisa Gerard que no dia seguinte eles deverão partir com o regimento para perseguirem os rebeldes. Chegam também, Lakmé e seu pai disfarçados de mendigos. Ela tenta convencer seu pai de que o jovem inglês não sabia o que estava fazendo, mas o pai nao desiste de seu intento de encontrar o invasor do jardim sagrado e  com intuito de fazer com que o tal se revele,  obriga Lakmé a cantar uma cancão que fala da historia da filha de um pária  que socorre um rapaz perdido num bosque e esse rapaz era nada menos que Vishnu, filho do deus Brahma...
mas, não aparece ninguém... 
Então, Lakmé avista o soldado, se assusta e desmaia nos braços do pai.
Nilakantha reconhece o oficial, mas naquele momento nada pode fazer, um grupo de soldados invade a praça mas ele promete se vingar naquela mesma noite e vai embora .

O fiel servo de Lakmé promete ajudá-la e assim ela e Gerard se encontram,  e ela acaba por confessar seu amor por ele também, mesmo sendo adoradores de deuses diferentes e propõe viverem juntos num local onde a sacerdotisa mantinha uma cabana secreta. Gerard mal consegue conter a felicidade estampada em sua face e seu amigo Frederik acaba por perceber e tenta chamar-lhe a razão, já que no dia seguinte irão embora e ele esquecerá tudo isso. Aproxima-se uma procissão de brâmanes e Nilakantha junto com outros homens aproveitando o momento, conseguem capturar Gerard e um del seus homens  o apunhala. Lakmé corre junto a ele pensando que estava morto, mas ao se aproximar percebe que não e o leva para sua cabana com a ajuda de seu criado Hadji.

Terceiro ato : Em seu refugio no meio da mata, uma cabana feita de bambu, Lakmé, cuida de seu amado deitado em uma cama feita de folhas, cantando  e dando-lhe ervas curativas que o fazem acordar bem melhor.O soldado inglês cada vez mais apaixonado quer abandonar tudo e viver com sua amada e completamente recuperado vai com ela  a fonte de águas mágicas e depois para a fonte do amor eterno. Lakmé o deixa um pouco sozinho e vai buscar água da fonte quando Frederik o encontra apos seguir seus rastros de sangue e o recorda de seu compromisso com Ellen e com o regimento que partirá em busca dos rebeldes. Ele insiste em lembrar-lhe  seu compromisso e sua honra de soldado. Então,  Gerard percebe que nunca seria feliz ao lado de sua amada, sendo um  traidor de sua pátria. Quando Lakmé retorna, ouve os passos ao longe dos soldados e o percebe diferente e compreende a decisão de seu amado. 

Conhecedora das flores, Lakmé desolada,  escolhe uma venenosa e mastiga-a, depois toma um pouco da água milagrosa da fonte e dá ao seu amado, fazendo com que ele se torne seu marido e seja protegido do perigo, com esse ritual, Gerard fica convertido a um ser sagrado também  Quando seu pai chega na cabana e reconhece o oficial,  dá ordens para o matarem, mas, Lakmé lhe diz que de nada mais adianta pois já beberam da água da fonte sagrada e permanecerão agora unidos para sempre.

Lakmé morre nos braços de seu amado e seu pai se consola pois sabe que  agora sua filha está na morada celestial junto aos deuses. 
E Gerard chora desesperadamente a morte de seu grande amor !!!!!

By Rose Colaneri